Novos vereadores estão empossados
A posse do prefeito reeleito de Brusque, Paulo Eccel (PT), do vice, Evandro de Farias (PP), e dos quinze vereadores escolhidos na eleição de outubro de 2012 lotou o anfiteatro da Unifebe, no Centro, na tarde desta terça-feira (1). Faltaram espaços para abrigar amigos, familiares, correligionários partidários e público em geral.
A condução dos trabalhos ficou a cargo do vereador eleito mais velho, Celso Carlos Emydio da Silva (PSD). Ivan Roberto Martins (PSD) foi nomeado para secretariar os trabalhos. Após a exposição das formalidades a serem cumpridas pelos eleitos, um por um os vereadores assinaram o documento que oficializa a posse de seus mandatos.
O vereador eleito Jean Daniel Pirola (PP) foi escolhido para opronunciamento em nome dos demais legisladores da bancada de situação. Citando trecho de um livro do Padre Léo, no discurso ele enfatizou a mescla de experiência e juventude que formará a nova legislatura, além da necessidade de a Câmara representar a toda a população, indiferente se de pessoas sejam naturais de Brusque ou não.
Dejair Machado (PSD) falou em nome da bancada de oposição. Com discurso de improviso, ele frisou o fato de ser o quinto mandato seu na Casa e o 17º na história do Legislativo brusquense, traçando um perfil da atuação da Câmara através dos anos. Destacou o número de vereadores 15, e que isso dá mais representatividade à população, além de destacar a limitação de atuar do Legislativo, que somente tem a prerrogativa de fazer as leias, mas não de obrigar seu cumprimento. A responsabilidade do vereador e a ausência de qualificação para quem pleiteia o cargo, também foram citados pelo pessedista.
Entre os convidados para ocupar a mesma de autoridades estavam o prefeito reeleito e o vice, Paulo Eccel e Farinha, o vereador Celso Carlos Emydio da Silva, o desembargador Carlos Prudêncio, presidente da subseção Brusque da OAB, Paulo Piva, pastor Claudio Schaefer, major Moacir Gomes, do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, Ingo Fischer, representando a Associação Comercial e Industrial (Acibr), e Guinter Lother Pertscky, reitor da Unifebe.
A cerimônia teve como atração apresentações do grupo de coro do Centro Empresarial de Brusque (CesBr).